• Preto Ícone YouTube
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

APRESENTAÇÃO

 

Idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, com realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura, O  projeto Renda-se -1ª Mostra de Moda Alagoana (PRONAC 192929) tem o objetivo valorizar a cultura do estado de Alagoas, com foco na divulgação e promoção da arte de rendeiras locais que trabalham com o artesanato têxtil do filé.  Característica da produção material e cultural do estado, a prática recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial um selo de Indicação Geográfica - uma certificação de garantia da qualidade e da indicação de procedência do produto local.

 

A programação do evento vai realizar um grande desfile de moda inspirada no filé e uma exposição que exibirá as peças criadas pelos estilistas em parceria com rendeiras de Alagoas, contribuindo para democratizar o acesso e dar visibilidade ao conteúdo desenvolvido pelos profissionais da moda e do artesanato produzidos no estado. Realizado no Armazém Uzina e transmitido ao vivo pelo youtube, o desfile apresentará o trabalho de dez criativos: cinco profissionais e cinco  estudantes de moda da Escola Técnica de Artes da Ufal, cinquenta modelos na passarela e um backstage que irá respeitar as normas de segurança impostas neste momento, porém sem perder o encanto que um desfile de moda expressa. A exposição Renda-se vai acontecerá no Maceió Shopping, durante o período de um mês. 

 

Uma característica marcante do projeto Renda-se será apresentar a diversidade do povo alagoano, com uma seleção de modelos inclusiva, que levará para a passarela os muitos e distintos perfis de beleza que compõem a nossa população.

 

Os profissionais interessados em participar do projeto poderão se inscrever para o processo seletivo que será julgado pela curadora Mirna Porto Maia seguindo os critérios de avaliação presentes no regulamento. 

 

SOBRE O 

MAGAZINE LUIZA 

O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de mil lojas e 12 centros de distribuição, estrategicamente localizados em 17 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Piauí e Maranhão).

 

O Magazine Luiza tem em sua missão o compromisso com o desenvolvimento do País, nesse contexto, realiza investimentos sociais e culturais. A causa da democratização cultural passou a orientar recentemente esses investimentos pelo entendimento de que a experiência simbólica expressa na arte e na cultura é fundamental para a realização de todo ser humano. Assim, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a empresa busca contribuir para a ampliação e melhoria das opções, das experiências e do acesso da população, a criações artísticas, prioritariamente as brasileiras.

nz.png