renda_se_logo_2021_Logo-aprovada33333.png
reguas_2333.png

APRESENTAÇÃO

 


Idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, com realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura,  o  projeto Renda-se - I Mostra de Moda Alagoana (PRONAC 192929) tem o objetivo de valorizar a cultura do estado de Alagoas e promover as pessoas e suas artes. 
 
Na primeira fase do projeto, em 2020, o Renda-se - I Mostra de Moda Alagoana elegeu o bordado têxtil filé - representativo e característico da produção material e cultural do estado como o artesanato relevante para valorizar as pessoas da terra,  resgatar suas histórias e memórias, incentivar a criatividade e inovação, contribuir para democratizar o acesso ao fazer criativo e dar visibilidade ao artesanato. Este fazer artesanal reuniu as artesãs do Instituto Bordado Filé de Alagoas - Inbordal com dez estilistas selecionados pelo projeto, em uma parceria que resultou  uma moda genuinamente alagoana: foram criadas dez coleções que em sua concepção fizeram uso do filé e que foram selecionadas para exibição pelo projeto Renda-se - I Mostra de Moda Alagoana, composta por um desfile, transmitido online, e uma exposição de moda, com um mês de duração.
 
Nesta segunda fase, em 2021, com o intuito de divulgar e difundir os talentos alagoanos, o projeto vem homenagear a multi artista e criadora alagoana, a estilista Vera Arruda. Ícone da moda local e nacional, esta talentosa mulher alagoana coloriu a moda brasileira com seu criativo patchwork de fazeres manuais: técnicas artesanais floresceram nas suas criações, os bordados, as pedrarias, o crochê, o filé e demais técnicas têxteis foram utilizados na construção da nacionalização da moda brasileira. E o Renda-se vem contribuir e valorizar a memória da arte e dessa artista alagoana, celebrar a criatividade expressa pelas obras vestíveis e resgatar a brasilidade, leveza, originalidade e singularidade da estilista Vera Arruda.  
 
Na segunda fase, o Renda-se 2021 promoverá o trabalho de dez estilistas apresentando o resultado na mostra de moda, com o desfile e a participação na exposição. O desfile terá transmissão online no youtube e será realizado em Maceió, no Bairro Jaraguá; o evento contará com cinquenta modelos na passarela e um backstage que irá respeitar as normas de segurança impostas neste momento. A Exposição de Moda será física, acontecerá no Maceió Shopping e terá um mês de duração. 
 
O projeto Renda-se - I Mostra de Moda Alagoana conta com a curadoria de Mirna Porto Maia, que  convida os  profissionais da moda - estilistas interessados a se inscreverem no processo seletivo. De acordo com o regulamento, serão selecionados dez estilistas profissionais e quarenta modelos; dez modelos convidados, que juntos irão construir esta homenagem à estilista alagoana Vera Arruda.  


 

 

SOBRE O 

MAGAZINE LUIZA 

O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de mil lojas e 12 centros de distribuição, estrategicamente localizados em 17 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná,Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Piauí e Maranhão). O Magazine Luiza tem em sua missão o compromisso com o desenvolvimento do País, nesse contexto, realiza investimentos sociais e culturais. A causa da democratização cultural passou a orientar recentemente esses investimentos pelo entendimento de que a experiência simbólica expressa na arte e na cultura é fundamental para a realização de todo ser humano. Assim, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a empresa busca contribuir para a ampliação e melhoria das opções, das experiências e do acesso da população, a criações artísticas, prioritariamente as brasileiras.